
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, reúne alguns dos conjuntos de montanhas mais impressionantes do país. Não à toa, também é o queridinho dos praticantes de escalada e rapel. Sua estrela é o Dedo de Deus, o primeiro pico a ser escalado oficialmente no Brasil.
Para onde quer que se olhe, veem-se paredões cobertos de vegetação, alguns chegando a 700 metros de altura. E, no meio deles, surgem cânions (o mais famoso é o da Fortaleza), rios e trilhas. O Parque Nacional da Serra Geral localiza-se na divisa de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Longe de tudo e de acesso dificílimo, o Parque Nacional da Serra do Divisor, na fronteira do Acre com o Peru, é um daqueles lugares que parecem muito bem guardados. A cidade mais próxima, Cruzeiro do Sul, no Acre, fica a dois dias de barco.
Opinião: a preservação dos parques nacionais é essencial para que ainda tenham atividades que possibilitem pesquisas científicas, manter o ecossistema e lazer. Os parques oferecem uma boa alternativa para o turismo e esportes, como trilhas e escaladas.
Ana Bárbara, Lyvia e Ana Lua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário