terça-feira, 26 de maio de 2015

CHERNOBYL: PARA NUNCA MAIS ESQUECERMOS!


Em meados da década de 1970, foi construída pela União Soviética uma central nuclear no noroeste da cidade. Entretanto, essa cidade não era a residência dos trabalhadores da usina. Quando a usina estava em construção, Pripyat, uma cidade maior e mais perto da usina, foi planejada e construída como residência para os trabalhadores.  Em 26 de abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central de Chernobyl teve problemas técnicos e liberou uma nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão de terras. 

Também conhecida como pé de elefante ou medusa nuclear,  essa "coisa" tem aproximadamente 2 metros de largura e 30 cm de altura e pesa 1,2 quilos, assim, pode-se concluir então que sua densidade é elevadíssima, mas agora vamos ver o porquê:

O pé de elefante se formou depois da explosão do reator número 4 da usina Chernobyl na Ucrânia. É feito basicamente de compostos químicos e radioativos, além dos materiais de construção da usina que foram se deteriorando junto com o pé de elefante. 
As pessoas que se aventurarem a chegar perto dele morrem por causa da radiação que é cerca de 10.000 Rgs (Rg é a unidade de medida que se usa para medir radiações) sendo 15 Rgs uma radiação comum e 1000 Rgs uma radiação capaz de matar um ser humano em apenas 3 minutos.
A explosão do reator causou uma chuva radioativa  que foi tão intensa que matou todos habitantes das cidades vizinhas, os que não morreram ficaram deformados e morreram de câncer depois de um tempo.
Em volta da usina, foi construída uma estrutura que protegia as pessoas da radiação, porém essa estrutura foi desgastada e outra maior e mais eficaz foi construída. Depois da primeira construção, todos os operários morreram, então a segunda foi construída de uma forma mais segura.

Vejam na sequência, uma série de fotos que colhemos da internet e logo depois um vídeo mostrando o que restou depois da tragédia.




















Vídeo apresentado no "Fantástico" 15 anos depois do desastre.

O próximo vídeo é uma indicação do aluno Matheus Kurokawa - 1º ano E. Médio.


OBS: A chuva radioativa formada foi tão intensa que foi possível vê-la do leste dos EUA.

Grupo: Rafael - André - Renan

segunda-feira, 25 de maio de 2015

PROVAS EXTRACURRICULARES: PROVA CANGURU

Oi pessoal, tudo bem? Esperamos que sim!
Hoje vamos falar um pouco das provas extracurriculares que o nosso colégio oferece.
Elas são muito importantes para o colégio e para os alunos, pois podemos perceber como são feitas as provas fora da escola. Avaliamos o nosso aprendizado de forma diferenciada e podemos perceber várias curiosidades de outros conteúdos relacionados ao nosso dia a dia escolar. 
A prova Canguru é uma delas, pois as perguntas são relacionadas à uma matemática aplicada. São questões bem interessantes e desafiadoras, por isso temos que prestar bem atenção, porque em várias delas têm algumas pegadinhas! 

Fiquem ligados logo traremos novos posts !

Ana Bárbara , Ana Lua e Lyvia

domingo, 24 de maio de 2015

O DIÁRIO MISTERIOSO


   Em um certo dia, um grupo formado por cinco amigos, sendo Mário, Manuel, João (o menor), Maria e Fernando foram conhecer uma casa que diziam ser assombrada por zumbis malditos e para piorar a situação, essa casa era no meio da floresta.
   Ao chegarem na casa, viram uma piscina, então se trocaram para dar um mergulho. Enquanto todos foram se trocar, Maria foi para a floresta sem ninguém perceber e não voltou, pois quando pisou para fora da casa, algo a puxou para a mata e seus amigos foram nadar sem perceber que Maria tinha sumido. 
     Depois de um tempo, Mário perguntou onde estava Maria e ninguém soube responder, então saíram da piscina e foram procurar por ela dentro da casa, mas quando entraram, João achou um bilhete no chão, Fernando foi procurar por Maria no andar de cima, mas em vez de achá-la, ele achou um diário dentro da boca de uma caveira que parecia ser de um militar, pois estava com roupa de camuflagem. 
     João também subiu no andar de cima e percebeu que Fernando tinha achado um diário e já mostrou o código que estava escrito no bilhete para Fernando que colocou o código no cadeado do diário que se abriu. Lá dentro, estavam escritas três frases: uma dizia que esse diário era de um tenente que foi para a guerra e nunca mais voltou pra casa, a outra frase dizia que a guerra iria começar naquele momento e que um zumbi iria falar boa sorte para os quatro. Nesse momento, apareceu um zumbi sem cabeça e então Manuel  que tinha um canivete no bolso, pegou o zumbi pelos braços, enquanto Mário cortava suas pernas matando o zumbi de hemorragia.
   Maria foi levada para uma fogueira por um zumbi também, Maria que lutava karatê chutou a cabeça do zumbi e saiu correndo enquanto ele estava desmaiado, chegando à casa e ficando com os amigos.
   Fernando, Manuel, João e Mário contaram tudo o que havia acontecido. Manuel desconfiou que tinha alguma pessoa vestida de zumbi e que eles eram ladrões, porque quando Mário cortou as pernas do zumbi, Manuel sentiu um cheiro de ketchup. Enquanto isso, João estava lendo a terceira frase do diário em que dizia que os dois últimos zumbis iriam dizer tchau para os amigos. Manuel viu sua chance de confirmar sua suspeita e de repente dois zumbis caíram do teto e Manuel foi para cima de um dos zumbis, rasgou um pouco do braço dele e confirmou sua suspeita, mas as pessoas que estavam dentro das roupas eram seus amigos chatos e aquele que Mário tinha cortado as pernas era um controle remoto com ketchup dentro. Fernando, João, Maria, Mário e Manuel começaram a rir, voltaram para casa e ainda reforçaram as suas amizades.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

TRUFA: A MAIS COBIÇADA IGUARIA DO MUNDO

A trufa é um fungo subterrâneo muito cobiçado em todo o mundo e seus preços são absurdos, chegando a mais de 100.000 euros. São consideradas umas iguarias desde a época romana e consumidas em todas as partes do mundo. Como outros fungos, a trufa é rica em água e possui proteínas e outros nutrientes importantes, o que a torna muito saudável.

Desenvolvem-se a uma profundidade de 20 centímetros a 40 centímetros abaixo da terra e estabelece uma relação de simbiose com raízes de árvores. A trufa recebe os nutrientes das raízes das árvores e as árvores captam os sais minerais dos fungos, havendo benefícios para os dois.

A trufa é formada por duas partes; sendo a primeira o fruto comestível e a segunda formado pelas raízes do fungo chamadas Micelium, responsáveis por sua produção. 


As trufas devem ser encontradas com o auxílio de cães caso contrário é impossível encontrá-las. Depois de encontradas, elas devem ser escavadas com muito cuidado para não danificá-las e assim armazená-las em baixa temperatura. 

Grupo: Renan, André, Matheus, Rafael

terça-feira, 19 de maio de 2015

TOP 10 DOS CELULARES MAIS VENDIDOS

Os mais vendidos de todos os tempos


10°Iphone 4s entre celulares mais vendidosIphone 4S / 69,5 milhões de unidades. / Lançado em outubro de 2011.
Nokia 6010Nokia 6010/6020/6030 / 75 milhões de unidades. Lançado em 2004.
nokia 1208 Nokia 1208/1209 / 100 milhões de unidades. Lançado em maio de 2007.
nokia 3310Nokia 3310 / 126 milhões de unidades. Lançado em 2000.
nokia 1600Nokia 1600/1650/1661 - 130 milhões de unidades. Lançado em 2005.
Motorola RAZR V3Motorola RAZR V3 - 130 milhões de unidades. Lançado em julho de 2004.
nokia 2600Nokia 2600/2610/2626/2630 - 130 milhões de unidades. Lançado em 2004.
nokia 1200 Nokia 1200 - 150 milhões de unidades. Lançado em maio de 2007.
nokia 1110Nokia 1110 - 150 milhões de unidades. Lançado em junho de 2006.
nokia 3120Nokia 3120 - 160 milhões de unidades. Lançado em junho de 2004.


Fonte: http://top10mais.org/top-10-celulares-mais-vendidos-de-todos-os-tempos/#ixzz3ac3UXtcU


Opiniões:

Breno: Não tinha nenhuma ideia de que esses fossem os celulares mais vendidos de todos os tempos, pensei que fossem celulares mais recentes, como os novos iphones. O que observei também foi que a
maioria dos celulares são nokia, e só possui um celular mais recente que é o iphone 4s.

Luís Eduardo: Sabia que teria um iphone, mas não sabia qual modelo, então fiquei surpreso por serem nokias antigos e o mais vendido (nokia) tem mais de 160 milhões de unidades vendidas e o ultimo (iphone 4s) tem 69,5 milhões de unidades.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

CURIOSIDADES SOBRE WHATS APP


1. ESCONDA SUAS ATIVIDADES RECENTES

Por padrão, o WhatsApp mostra um timestamp “visto por último”, contando a última vez em que você esteve online no WhatsApp. Alguns de vocês podem querer desativar este registro, por razões de privacidade. Você pode desativar esse timestamp em ambos iOS e Android.


Se você é um usuário de iOS, você está com sorte, pois tudo que você precisa fazer é entrar no aplicativo na seção Ajustes > Conta > Privacidade e definir a opção “Visto por último” para Ninguém.

2. FAÇA UM BACKUP DE SUAS CONVERSAS

WhatsApp faz backups automáticos de suas conversas, mas você também pode fazer um backup manual. No iOS, é só ir em Ajustes > Ajustes de Conversa > Backup de Conversas.


No Android, basta ir em Configurações > Opções de Conversas e toque em Backup de Conversas para salvar suas conversas mais preciosas. É mais inteligente desativar o backup automático e fazê-lo sempre manualmente, pois o automático exige um pouco da sua bateria.

3. PROTEJA SEU WHATSAPP

Todos, em algum ponto ou outro da vida, provavelmente tiveram que lidar com amigos, família ou até mesmo namorada(o) dando uma espiada em suas mensagens do WhatsApp. Felizmente, se você estiver usando o WhatsApp no Android ou BlackBerry, existem aplicativos que podem ajudar a proteger o seu WhatsApp de olhares indiscretos.


Se você estiver usando o Android, há o WhatsApp Lock, que você pode baixar no Google Play.

4. CRIE ATALHOS DIRETOS PARA CONVERSAS IMPORTANTES


Quer acelerar sua comunicação no WhatsApp? Que tal criar um atalho para o seu contato favorito do WhatsApp ou grupo diretamente da tela inicial do seu celular?

No Android, isso é simples: é só pressionar no grupo ou no contato para quem você deseja criar um atalho. Quando o menu aparecer, toque em “Adicionar atalho para conversa”. Isso irá criar um atalho para o contato ou grupo que você escolheu na sua tela inicial.

Esta opção não está disponível no WhatsApp para iOS, mas você pode usar um aplicativo, tal como o 1TapWA, para ter uma funcionalidade semelhante em seu iPhone. Uma vez que é um aplicativo, 1TapWA também tem alguns recursos extras, como um editor de imagens e um programador de ações.

5. IMPEÇA IMAGENS E VÍDEOS QUE VOCÊ RECEBE NO WHATSAPP DE ENTRAREM EM SEU ROLO DE CÂMERA PESSOAL DO CELULAR

Ter imagens do WhatsApp na sua galeria ou rolo de câmera pode ser muito irritante; talvez as imagens sejam privadas, ou você simplesmente não gosta de ter estas imagens amontoadas na sua galeria ou rolo de câmera. Você pode corrigir isso em ambos iOS e Android.


No iOS, é muito simples; basta ir a Ajustes > Privacidade > Fotos e desative o WhatsApp. Isso não é uma opção do aplicativo; é uma opção nas configurações do próprio iOS.

No Android, você tem que criar um arquivo .nomedia em imagens do WhatsApp ou diretórios de vídeo. Para fazer isso, você precisa de um gerenciador de arquivos como oES File Explorer. Navegue até as pastas de imagens ou pastas de vídeos. Toque no botão “Nova” no canto inferior esquerdo, escolha Arquivo e crie um arquivo .nomedia. Isto irá parar a transferência automática de imagens pro seu celular.

6. MUDE SEU NÚMERO

Se você mudou seu número de telefone, mas manteve o mesmo aparelho, você não precisa desinstalar e reinstalar o WhatsApp apenas para alterar os números. Há uma definição dentro do WhatsApp que deixa que você migre sua conta WhatsApp para um número de telefone diferente.


Vá para Ajustes > Conta > Alterar Número. Digite seu número de telefone antigo no campo superior e, em seguida, o seu novo número de telefone no campo inferior. Em seguida, escolha a opção “Concluir”. Verifique se o seu novo número de telefone, e todo o seu histórico de conversas, grupos e assim por diante serão migrados para o novo número.

7. INSTALE O WHATSAPP NUM TABLET ANDROID

O WhatsApp foi construído para telefones e é inteligente o suficiente para saber quando você está tentando executá-lo em um tablet, mas há maneiras de contornar isso. Em primeiro lugar, você precisa pegar a última versão do WhatsApp. Visite o site oficial com o Chrome ou Firefox e solicite a versão de desktop do app, o que permitirá que você o baixe diretamente.


Depois disso, baixe o SRT AppGuard no Google Play. Instale ambos.

Execute o AppGuard primeiro. Selecione WhatsApp a partir da tela inicial do aplicativo, e em seguida, pressione Monitorar. Assim que o AppGuard faz a configuração de monitoramento, role para baixo e desative “Ler o Status do Telefone” e “Identidade dos Telefonemas”. Assim o WhatsApp poderá ser executado em seu tablet.

8. CONSIGA VER SUAS ESTATÍSTICAS DE CONVERSAS NO ANDROID

Isso definitivamente vai interessá-lo se você for um geek de estatísticas, ou simplesmente alguém que está interessado em descobrir os seus hábios e o de seus amigos no WhatsApp. O WhatStat fornece informações como seus principais amigos, amigos e grupos mais ativos do dia, que horas cada pessoa da sua lista tende a entrar mais no aplicativo…o WhatStat apresenta todas essas informações de uma forma fácil de entender que vai fazer todo o sentido para qualquer um.


9. CONSIGA NOTIFICAÇÕES DO SEU WHATSAPP NO SEU COMPUTADOR

Se você já perdeu uma mensagem no WhatsApp enquanto trabalhava no seu computador, você deve saber como isso pode ser irritante. Se você estiver usando o Android, existem algumas maneiras para se certificar de que você nunca perca uma mensagem do WhatsApp novamente. Você pode usar o Pushbullet, que inclui o espelhamento de notificações junto de um monte de outras funcionalidades, mas se tudo que você quiser são as notificações no seu computador, confira o Desktop Notifications. Ambos os aplicativos estão no Google Play.


Basta instalar o Desktop Notifications em seu telefone Android, e em seguida, instalar as extensões para o Chrome ou Firefox, dependendo da sua escolha de browser. Vincule a extensão para o aplicativo usando o código fornecido e você está pronto; agora você vai ter notificações do WhatsApp na área de trabalho de seu computador.

Opiniões: 

Leonardo: Muito interessante, não sabia de todas essas curiosidades de um dos aplicativos mais baixados do mundo. Isso é muito útil, porque facilita a sua conversa com a pessoa.

Breno : Sempre gostei de whatapp, e agora com com essas curiosidades, ele fica mais interessante e também possui mais privacidade. 

Fernando: Gostei de todas as curiosidades, algumas já sabia como saber se a pessoa já recebeu a mensagem, mas as que me chamaram a atenção foram o de fazer backup das conversas e criar atalhos diretos para conversas. No backup das conversas, eu gostei, porque às vezes, eu apago uma conversa que era importante e não era possível resgatá-la, agora com essa informação, eu poderei resgatar as mensagens. No criar atalhos diretos, também gostei, porque têm algumas pessoas que eu converso bastante e fico meio cansado de toda vez ficar entrando no whatsapp para conversar com uma pessoa.


Luis Eduardo: gostei muito da função de instalar o whatsapp em um tablet, pois há um tempo não tinha celular, mas tinha tablet, porém é necessário que o tablet tenha entrada para chips.

terça-feira, 12 de maio de 2015

SCRIBBLENAUTS - JOGO E FAIXA ETÁRIA

Scribblenauts

Enredo

Comparado aos jogos anteriores de Scribblenauts, Scribblenauts Unlimited tem uma história mais extensiva e revela a razão para o protagonista Maxwell coletar Starties. Na cena de abertura, Maxwell ganha um caderno mágico que pode criar qualquer objeto ao escrevê-lo. Os pais de Maxwell preocupam-se que ele e seus 42 irmãos estão ficando mimados. Um dia, Maxwell encontra um velho faminto. Por brincadeira, Maxwell usa o caderno para criar uma maçã estragada e dá ao homem. Enfurecido, o velho xinga Maxwell por ser mimado e joga um feitiço em Lily, irmã de Maxwell, tranformando-a lentamente em pedra. Maxwell precisa obter Starites para libertá-la da maldição.

FAIXA ETÁRIA - +10



Querem ver alguma gameplay???

Opiniões: 
Matheus e Rafael - Esse jogo além de ser recomendado para maiores de 10, ele não é um jogo assim que parece para maiores, porque tem muita aventura e muita coisa para explorar, então, se vocês pais quiserem jogar ou testar para classificar aos filhos, baixem ou comprem o jogo para Nindendo DS E 3DS. 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

JUST DANCE NOW


Jogue com um número ilimitado de amigos 

Com Just Dance Now não há limite para o número de jogadores ao mesmo tempo. Todos na sala (ou no estádio, ou na sala de aula, ou no quintal, etc.) podem jogar juntos ao mesmo tempo e a qualquer hora. Os jogadores, simplesmente, abrem o aplicativo do Just Dance Now nos seus respectivos smartphones e inserem o número da sala para entrar na sessão de dança.


Como entrar no jogo: 

É só entrar no site www.justdancenow.com, apertar em jogar, depois irá aparecer o número da sala. Logo você entrará no aplicativo do Just Dance Now e colocará o número da sala no seu smartphone e em seguida você escolhe a música e por fim é só dançar a vontade. 

Assistam ao vídeo demonstrativo:



Opiniões:

Fernando: Eu gostei do Just Dance Now, porque é muito fácil de baixar e jogar e também por descobrirem uma forma das pessoas que não têm o videogame jogá-lo, que é o meu caso. Cada dia o jogo libera músicas novas, uma única coisa que eu não gostei foi que as músicas mais legais são pagas. 

Leonardo: Esse novo jeito de jogar é muito legal, porque a maioria das pessoas que tem o smartphone e ainda não tem o videogame percebem a vantagem de que não é necessário comprar o jogo, se você joga pela TV. Além disso, o Just Dance Now tem a vantagem de jogar com um número ilimitado de amigos. 

Breno: Este jogo é bem divertido de se jogar e agora com esse novo método de que não precisa de console, várias pessoas que não conseguiam, podem jogar com o celular e seu computador e também podem jogar com os seus amigos. 

Luis Eduardo: Achei muito interessante, pois é o primeiro jogo que conheço que posso usar o celular como controle. Já vi no console do Xbox como controlar com o celular, mas não usar em um jogo

Esperamos que tenham gostado dessa novidade tecnológica.
E até a próxima postagem!

terça-feira, 5 de maio de 2015

CURIOSIDADES SOBRE O ANDROID


01. Digitar arrastando o dedo

A digitação de textos através da movimentação do dedo pela tela do dispositivo está disponível em teclado pagos como Swype e SwiftKey, mas também no teclado do Google e em teclados que acompanham aparelhos da Samsung.
Digitação com swype
Basta arrastar o dedo pelas letras que compõem a palavra desejada e o dicionário do teclado tentará adivinhá-la, mostrando o que você deseja ou dando sugestões caso a que você queira não tenha aparecido.

02. Compartilhamento por aproximação

Através do Android Beam, aparelhos dotados da tecnologia NFC podem transferir aplicativos, contatos, fotos e músicas pela simples aproximação das partes traseiras deles. Você também pode compartilhar dados específicos de alguns aplicativos.
Android Beam NFC
O Foursquare, por exemplo, permite compartilhar seus locais favoritos e o Shazam te deixa compartilhar sons descobertos pelo app. Aproxime as costas dos dispositivos um do outro e toque na tela para enviar o que estiver nela para o outro aparelho.
Ativar o NFC
Para ver se seu dispositivo suporta a tecnologia NFC vá até "Configurações" e acesse a opção "Mais". Se o aparelho for compatível, você deverá ver a opção NFC para macar e, logo abaixo, o nome Android Beam. Em aparelhos Samsung, vá em "Configurações", acesse a opção "Conexões" e ative o "S Beam".

03. Desbloqueio através do seu rosto

Você pode desbloquear o seu aparelho Android através de reconhecimento facial. Basta ir em "Configurações" > "Segurança" > "Desbloqueio de Tela" e, finalmente, "Desbloqueio facial".
Desbloqueio facial
Para incrementar a segurança, você ainda pode definir um código PIN e também tirar múltiplas fotos em diversos ambientes para aprimorar o reconhecimento de seu rosto. Para evitar que usem uma foto pra desbloquear seu smartphone, você pode ativar a verificação de presença.

04. Capture sua tela

No Android é muito simples capturar o que está na tela. Basta pressionar o botão de volume pra baixo ao mesmo tempo em que aperta o botão de desligar/ligar do aparelho. Em alguns dispositivos Samsung, o botão Home também precisa ser pressionado.
Captura de tela nativa

05. Silencie o aparelho ou capture a tela com a palma da sua mão

Essa é exclusiva para aparelhos Samsung: você pode capturar a tela passando a lateral da palma da sua mão sobre a tela ou silenciar o aparelho deixando a palma da mão flutuar sobre o visor.
Samsung Palm Motion
O nome desse recurso é Palm Motion e precisa estar ativado nas configurações do aparelho.

06. Transforme fotos e vídeos em um filme

Se seu aparelho já tem a versão 4.3 ou superior do Android, é possível usá-lo para criar curta-metragens usando fotos e vídeos presentes no dispositivo. Primeiro, você precisa ativar o backup automático através do aplicativo do Google+.
Criação de curtas
Todas as suas fotos serão salvas numa pasta privada em seu perfil. No topo da seção "Fotos", clique no pequeno ícone de uma câmera e então selecione as fotos e vídeos que farão parte do curta, aplique efeitos, trilha sonora e deixe o resto com o Google.

07. Inverta as cores da tela

Invertendo as cores
Nas configurações de Acessibilidade, você pode ativar a inversão das cores, para melhorar a leitura da tela durante a noite. Em alguns aparelhos Samsung, essa função se chama "Cores Negativas" e fica no menu "Meu Dispositivo".

08. Veja detalhes da sua bateria

Digitando *#0228# você poderá ver a voltagem, medições de energia e outras leituras da sua bateria. Se não funcionar para você, experimente *#*#4636#*#*.
Detalhes da bateria

09. Acesse abas abertas em outros dispositivos

Enquanto você estiver logado na sua conta do Google no Chrome, seu Android será capaz de acessar todas as abas abertas em outros aparelhos, como seu computador. Para isso, clique em "Outros Dispositivos" no menu do navegador móvel.
Sincronia de abas entre dispositivos
Outra opção é clicar na pastinha com duas setas que existe no canto inferior direito da tela "Nova Aba". Você também pode instalar o complemento Chrome to Mobile, que envia uma versão offline da página que você está vendo no computador para o Android.
Assim, você poderá ler o conteúdo mesmo que esteja no metrô ou em qualquer lugar onde não há acesso à Internet.

10. Mantenha o aparelho acordado enquanto você olha pra ele

Samsung Smart Stay.
.


Matéria completa: http://canaltech.com.br/dica/android/15-coisas-que-voce-nao-sabia-que-seu-Android-era-capaz-de-fazer/#ixzz3ZHzxtXEq 



Breno: Dessas 10 curiosidades, muitas eu não sabia que o android possuía, mas outras pensei que nem fossem uma curiosidade. Duas que eu achei que foram mais legais foram: debloquear o celular com a face e a outra foi a de deixar o celular acordado olhando para ele.

Luis Eduardo: Os meus mais interessantes foram o de desbloqueio facial e o de capturar com movimento, pois não é necessário utilizar as teclas, mas dependendo da versão do android não é possível utilizá-los, porém, talvez deixando essas funções ativadas podemos usá-las "sem querer", por isso devemos ter cuidado para não tirar várias fotos com seu celular no bolso   

segunda-feira, 4 de maio de 2015

AS GUERRAS NO ORIENTE MÉDIO

Vocês sabem qual pais é um grande produtor de petróleo, vizinho de um membro da Otan, onde há militantes muito bem armados com histórico de práticas de execução, extorsão e decapitação de pessoas? Nesse país também está em marcha uma sistemática campanha contra repórteres, além de milhares de pessoas escravizadas, tráfico de mulheres e uma série de ações de intimidação nas comunidades nativas. Quem pensou na Síria, Iraque e no grupo Isis errou, pois estamos falando do México. Além disso, os cartéis mexicanos não só já realizaram ataques e assassinatos dentro dos EUA, mas já mataram mais cidadãos norte-americanos dentro dos próprios EUA do que os atentados terroristas no dia 11 de Setembro.

Apesar de tudo isso, é o Isis que representa “um claro e real perigo “para os EUA, de acordo com general Martin Dempsey, chefe do Estado-maior, que acrescentou ser necessário formar uma coalizão internacional para enfrentá-los. O secretário de Defesa Chuck Hagel afirmou ainda que o Isis representa uma ameaça superior à de grupos como a al-Qaeda, e acredita que combatentes estrangeiros com passaportes ocidentais poderiam realizar ataques em qualquer lugar do mundo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Washington Post-ABC News no mês de outubro, 90% dos norte-americanos avaliaram o Isis como uma séria ameaça aos interesses vitais dos EUA. Esse estado de espírito foi muito bem orquestrado pelo governo e mídia. Uma pesquisa realizada pela FAIR (o grupo de verificação da mídia nacional) sobre os principais programas de debates, mesas-redondas e entrevistas na TV entre os dias 7 a 21 de setembro (quando teve inicio exposição dos vídeos de decapitações) avaliou que, do total de 205 fontes que apareceram em programas discutindo opções militares na Síria e no Iraque, apenas seis dessas pessoas expressaram oposição à intervenção militar dos EUA. Listas de convidados foram constituídas, em sua grande maioria por funcionários e ex-funcionários da Casa Branca, bem como por oficiais militares ligados ao Pentágono. (No Debate and the New War).

Essa percepção de que o Isis representa uma “ameaça existencial” permitiu, por sua vez, que o presidente Barack Obama solicitasse ao Congresso o montante de 5,6 bilhões de dólares para o inicio de uma nova guerra liderada pelos EUA no Iraque e na Síria. Assim, a Síria poderá tornar-se o 14º país islâmico que as forças dos EUA já invadiram, ocuparam ou bombardearam, e em que os soldados norte-americanos mataram ou foram mortos desde 1980. São eles: Irã (1980, 1987-1988), Líbia (1981, 1986, 1989, 2011), Líbano (1983), Kuwait (1991), Iraque (1991-2011, 2014-), Somália (1992-1993, 2007-), Bósnia (1995), Arábia Saudita (1991, 1996), Afeganistão (1998, 2001-), Sudão (1998), Kosovo (1999), Iêmen (2000, 2002-), Paquistão (2004-).

Como se sabe, em todas essas operações militares ocorre, previamente ou posteriormente, a montagem de uma enorme infraestrutura de guerra. As estimativas de gastos giram em torno de 10 trilhões de dólares ao longo das últimas quatro décadas com o argumento de combater ameaças e promover estabilidade no Grande Oriente Médio (America’s Bases of War in the Greater Middle East. From Carter to the Islamic State 35 Years of Building Bases and Sowing Disaster By David Vine Global Research, November 17, 2014).

À medida que os EUA se tornam, cada vez mais, uma sociedade multicultural e plural, torna-se cada vez mais difícil moldar um consenso sobre questões que envolvam ações militares internacionais, exceto nas circunstâncias em que se configura a iminência de uma ameaça externa poderosa (real ou virtual). Nas últimas décadas, os policymakers e a mídia em geral nos EUA têm trabalhado para convencer a opinião publica de que supostas intencionalidades de determinados atores são uma ameaça real, independente de suas capacidades militares, e assim passaram a construir modelos explicativos sobre as causas da guerra. No nível coletivo, processos de percepção são compartilhados e comunicados para criar um estado de espírito coletivo de medo. Neste sentido, as ameaças são socialmente construídas por meio de articulações, públicas e privadas, entre especialistas, líderes políticos e militares. Por exemplo, quase não se fala de onde procede, nem muito menos quais são, os recursos e as reais capacidades militares do Isis, mas são repetidos à exaustão os vídeos de execuções e decapitações para impactar emocionalmente o público.

Como lembra o poeta Mia Couto, para fabricar armas, é preciso fabricar inimigos. Para produzir inimigos, é imperioso sustentar fantasmas. O que requer a construção e manutenção de enorme aparato de militares, jornalistas, acadêmicos que nos ensinam que, para enfrentarmos as ameaças globais, precisamos de mais exércitos, mais serviços secretos e a suspensão de direitos. (https://www.youtube.com/watch?v=jACccaTogxE).

Sem dúvida que tudo isso faz parte da cultura do medo que sempre existiu nos EUA, é verdade, mas que se tornou onipresente e absoluto após o 11 de Setembro. Em maio de 2004, o procurador-geral dos EUA, John Ashcroft, alertou que terroristas poderiam “atacar em qualquer lugar, a qualquer momento, e com praticamente qualquer arma”, sem, contudo, especificar sobre quem estava falando e quais eram as reais capacidades desse suposto grupo terrorista. Quando perguntaram ao então secretário de Defesa do governo Bush, Donald Rumsfeld, o que constituiria a vitória na guerra contra o terrorismo após os atentados do dia 11 de Setembro, ele respondeu que dever-se-ia convencer a opinião publica de que seria uma longa batalha. Não foi outra coisa o que disse, recentemente, uma das pessoas mais influentes em questões militares nos EUA, Leon Panetta, que já teve os cargos de chefe de Gabinete da Casa Branca na administração Clinton, diretor da CIA e secretário de Defesa na administração Obama. Em entrevista para oUSA Today advertiu que os norte-americanos precisam se preparar para uma “espécie de guerra dos 30 anos”, que deveria se estender além do Isis, incluindo as ameaças emergentes na Nigéria, Somália, Iêmen, Líbia e em outros lugares.

De certa forma, pode-se argumentar que não houve uma série de guerras no Grande Oriente Médio durante esse período de 40 anos, mas sim uma única e longa guerra, uma guerra sem fim. Supondo que o Estado islâmico seja derrotado, algo bastante provável, podemos ter certeza que de as campanhas militares seguiram seu curso. Assim como até pouco tempo atrás a Al Qaeda era a maior ameaça nunca vista anteriormente, novas ameaças, tão ou mais poderosas que o Isis, serão construídas e, provavelmente, teremos o 15º pais islâmico a ser atacado, ou o retorno para algum campo de batalha de uma guerra considerada inacabada.

Podemos vislumbrar, ainda que remotamente, que essas guerras acabem algum dia? Para responder a uma questão como essa, só recorrendo à genialidade de Mia Couto. Os fantasmas vão morrer apenas quando morrer o medo, mas há quem tenha medo que o medo acabe. E não se iludam, são pessoas poderosas que colocam à sua disposição todos os recursos que possuem para que o medo permaneça.

Artigo publicado originalmente na Revista Forum

(*) Reginaldo Nasser é professor do curso de Relações Internacionais da PUC-SP e do programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP). 

Fonte:Cartamaior.com.br

Opiniões: 
Rafael: Eu acho que apesar das pessoas quererem paz, elas não colaboram também, pois com guerras, violências, e estupros... acho meio difícil isso acabar...

Matheus: Pois é Rafael, isso é verdade, eu acho que as pessoas teriam que criar alguma lei para que acabe com as guerras, ETC... não tenho muita coisa a comentar por que o Rafael falou tudo que precisamos saber.

André: A ideia que a paz é apenas a não guerra é ridícula. As pessoas em geral e os líderes mundiais têm que ter a consciência de que para que haja paz, deva haver antes a aceitação das culturas e o banimento do preconceito e racismo e não assinar acordos. Só respeitando os outros é que haverá a verdadeira paz.

Autores: André, Matheus e Rafael.

FLORES AO VENTO

Flores ao Vento



               Sob uma árvore florida, Katherina escrevia uma carta para seu amado.

        Quando, inesperadamente, recebeu uma notícia.  A notícia dizia que seu amado havia morrido em batalha. Surpreendentemente, as pétalas das flores caiam sobre sua cabeça e logo eram levadas pelo vento. A tristeza pela perda de seu amado foi tão intensa que o céu se fechou e seu coração se desfez em pequenos pedaços. Enquanto caminhava em direção a um campo todo florido, Katherina se desmanchava em lágrimas.
         Sentou-se no chão  forrado de flores, sentiu-se só. Finalmente adormeceu, assim seu coração pôde ter um breve descanso sob a guarda de seu amor. Katherina não queria voltar para a realidade. A dor que sentia era tão grande que morreu adormecida.
            Minha mente agora se perde nessa história  inexistente e minha imaginação agora está em paz, assim como o coração de Katherina.

Karine Ballock