terça-feira, 26 de maio de 2015

CHERNOBYL: PARA NUNCA MAIS ESQUECERMOS!


Em meados da década de 1970, foi construída pela União Soviética uma central nuclear no noroeste da cidade. Entretanto, essa cidade não era a residência dos trabalhadores da usina. Quando a usina estava em construção, Pripyat, uma cidade maior e mais perto da usina, foi planejada e construída como residência para os trabalhadores.  Em 26 de abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central de Chernobyl teve problemas técnicos e liberou uma nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão de terras. 

Também conhecida como pé de elefante ou medusa nuclear,  essa "coisa" tem aproximadamente 2 metros de largura e 30 cm de altura e pesa 1,2 quilos, assim, pode-se concluir então que sua densidade é elevadíssima, mas agora vamos ver o porquê:

O pé de elefante se formou depois da explosão do reator número 4 da usina Chernobyl na Ucrânia. É feito basicamente de compostos químicos e radioativos, além dos materiais de construção da usina que foram se deteriorando junto com o pé de elefante. 
As pessoas que se aventurarem a chegar perto dele morrem por causa da radiação que é cerca de 10.000 Rgs (Rg é a unidade de medida que se usa para medir radiações) sendo 15 Rgs uma radiação comum e 1000 Rgs uma radiação capaz de matar um ser humano em apenas 3 minutos.
A explosão do reator causou uma chuva radioativa  que foi tão intensa que matou todos habitantes das cidades vizinhas, os que não morreram ficaram deformados e morreram de câncer depois de um tempo.
Em volta da usina, foi construída uma estrutura que protegia as pessoas da radiação, porém essa estrutura foi desgastada e outra maior e mais eficaz foi construída. Depois da primeira construção, todos os operários morreram, então a segunda foi construída de uma forma mais segura.

Vejam na sequência, uma série de fotos que colhemos da internet e logo depois um vídeo mostrando o que restou depois da tragédia.




















Vídeo apresentado no "Fantástico" 15 anos depois do desastre.

O próximo vídeo é uma indicação do aluno Matheus Kurokawa - 1º ano E. Médio.


OBS: A chuva radioativa formada foi tão intensa que foi possível vê-la do leste dos EUA.

Grupo: Rafael - André - Renan

2 comentários:

  1. Puuuuuuuuuuutz assim que vi o título tive que compartilhar com vocês este vídeo -----> http://youtu.be/ghSJYO-rFCw
    Não é um vídeo curto , mas vale a pena assisti - lo . Se pararmos pra pensar , levando em conta que a URSS era totalmente contraditória ao mundo capitalista , agiu pela humanidade ao tentar ao máximo conter os efeitos da explosão , já que , se não fizessem isso , a radiação poderia chegar à Europa inteira ( pelo menos é o que dizem ) , composta , por sua maioria , por países capitalistas . Vale citar também as vidas que se perderam para salvar outras muitas , esses caras sim são os heróis da história . Bem ... Há muito mais informações no vídeo que passei , se tiverem meia horinha livre , assistam.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meninos!!! Vocês estão se superando a cada dia!!! Continuem assim!!!

    ResponderExcluir