domingo, 26 de abril de 2015

AS ARTES MARCIAIS NO MUNDO

As artes marciais, aos olhos de muitos, são tidas como violentas e impulsivas, que estimulam a agressividade. Mas na verdade, as artes marciais são muito importantes na vida de algumas pessoas, às vezes, sendo até sua fonte de renda.
Existem muitos tipos de artes marciais, e aqui vão duas delas:

Karate - Quer dizer " artes das mãos vazias ". Bodhi-Darma foi o precursor do Karate, o mesmo que fundou o zen-budismo na Índia. Foi convidado pelo imperador chinês da época para levar seus conhecimentos à China, mas foi no Japão que o Karate foi sistematizado como a luta das mãos livres, ou sem armas.
No século  XV, o Rei Hasshi conseguiu reunir as ilhas do arquipélago Ryu Kyu, inclusive a ilha de Okinawa, onde o Karate foi concentrado. O rei então, com o objetivo de desencorajar a luta com armas, confiscou as armas de todos e tornou o porte crime contra o estado. Sem armas, a população, para se defender teve que aprender a lutar sem armas. A ilha foi invadida e transformada e um feudo, onde novamente as armas foram proibidas e o treinamento de luta sem armas voltou. Surgiu então o Karate ou Okinawa-te, como era chamado.

Ninjutsu- Também conhecido como Yamabushins (guerreiros das montanhas) pelo povo japonês, os ninjas ou seja aqueles que praticavam ninjutsu, eram organizados em grupos denominados clãs, os líderes dos clãs eram chamados de Jonins, seus respectivos braços direitos eram chamados de Chunis ou intermediários Chunins, traduzindo para o português. Os Chunins recebiam ordens do Jonin para cumprir missões. Os Chunins, por sua vez, tinham comando sobre os Genins e caso desejassem, eles podiam ordená-los a fazer missões mais fáceis. Falado um pouco sobre a organização dos ninjas, vamos falar sobre o sistema rigoroso em que eles eram treinados. Os ninjas eram treinados em espécies de academias de artes marciais. Lá, aprendiam a lutar, defenderem-se e outras técnicas variadas que os ajudariam nas missões, além disso, eram preparados sobre tortura para não revelar os segredos que seus clãs ou sua organização continha, caso fosse pego e torturado, porém uma mudança ocorreu quando "Shogun" Oda Nubunaga no final de 1600 (período Kamakura) com a ajuda do exército samurai ( os guerreiros equivalentes a polícia hoje ) que estavam em constante conflito com os ninjas.
A principal técnica ninja era utilizar sinais de mão para melhorar sua concentração e aguçar seus instintos, essas técnicas eram conhecidas como Jutsos, por isso essa palavra é usada no Japão como sinônimo de técnica.

Existem muitas outras artes marciais, como Muay-Thai, Judô, Taekwondo, entre outras menos conhecidas. Podemos perceber então que a infinidade de técnicas e estilos é imensa.

Seja como for, as artes marciais são, além de esporte, diversão para muitos, e um belo e saudável estilo de vida.

Autores: André, Renan, Matheus e Henrique.

Um comentário:

  1. Milton - pai do André e praticante do Karatê.20 de maio de 2015 às 05:06

    Gostei muito! Demonstra conhecimento e habilidade nas artes das mãos vazias!
    Para vocês, os meus parabéns e o meu "OSS"!

    ResponderExcluir