segunda-feira, 27 de abril de 2015

SAIBA MAIS SOBRE OS GOLFINHOS

Segundo a dicionário Houaiss, golfinhos são: ¹ mamíferos marinhos de focinho alongado; delfim. Existem cerca de 68 espécies diferentes de golfinhos de água doce ou salgada, sendo a mais conhecida: Delphinus delphis ou golfinho comum (água salgada).



Os golfinhos são excelentes nadadores e a maioria consegue pular até nó máximo 4 metros de altura aproximadamente com poucas exceções, além disso podem chegar até 40 km/h e aguentar uma pressão bastante alta podendo assim alcançar grandes profundidades. Os golfinhos pertencem à família dos Cetáceos e Delphinidae. A maioria dos golfinhos é costeira ou seja vivem nas costas dos continentes com a exceção dos que vivem em água salgada como os botos que são típicos do Brasil. Para se comunicarem, os golfinhos usam uma série de movimentos e assobios, há também uma espécie que se comunica através do choque que se causa na água depois dos saltos, esses são chamados golfinhos rotadores e são típicos de Fernando de Noronha, caso interesse sobre esse golfinho basta visitar o site http://www.golfinhorotador.org.br/ que mostra sobre o projeto golfinho rotador e suas intenções, lá você também pode saber mais sobre a ecolocalização, anatomia interna e externa, respiração, visão e etc...
Uma coisa que causa pânico em muitas pessoas é a confusão entre a barbatana de golfinho para a barbatana de tubarão, mas diferenciar é muito simples, a barbatana do golfinho é arrendondada e mais baixa, enquanto a do tubarão é mais "afiada" e alta. Caso interesse visite o site indicado logo abaixo:

Nesse site, você vai obter informações para poder diferenciar diversas coisas sobre os golfinhos.

Como é possível ver na imagem a seguir o sensor utilizado pelos golfinhos para melhor localizar suas presas é o mesmo usado em morcegos, para esse sensor se dá o nome ecolocalização, por ser extremamente efetivo, cientistas desenvolveram um radar para colocar em submarinos.

Nessa outra imagem podemos ver melhor como funciona esse sensor em uma orca, outra espécie de golfinho:


Como foi mostrado nas imagens, esses animais emitem uma onda sonora que ao atingir a presa, que é na maioria dos casos um peixe ou uma lula (já que são as presas naturais dos golfinhos), causa vibrações na água que são captadas por eles. Os golfinhos caçam em bando (com exceção das orcas que caçam solitárias) e, normalmente, atacam cardumes. Se pararmos para pensar, um grupo de 5 ou menos golfinhos, utilizando a ecolocalização poderia facilmente localizar um cardume inteiro e se alimentar dele, porém os peixes de cardume usam uma técnica de fuga também muito efetiva e, por isso, os golfinhos quase nunca pegam um cardume inteiro, alimentando-se somente do necessário e mantendo o equilíbrio em seu ecossistema.

Assista a esse pequeno vídeo e se encante com esses maravilhosos seres aquáticos.


Grupo: 
Renan - André - Matheus - Henrique



Nenhum comentário:

Postar um comentário