segunda-feira, 1 de junho de 2015

ASTRONOMIA

  "Mais amplamente, a Astronomia forneceu e continua a fornecer ferramentas conceituais e decisivas para a astronáutica, para análise da luz, para a compreensão da energia nuclear, para a procura de partículas atômicas.Em termos do desenvolvimento de materiais e tecnologias, ela manteve-se na fronteira da óptica, da mecânica de precisão e da automação. E, acima de tudo, teve e tem profundo impacto no conhecimento, e é uma das mais refinadas expressões da inteligência humana.
  Há um século, mal tínhamos ideia da existência de nossa própria galáxia, a Via Láctea. Hoje sabemos que existem centenas de bilhões delas. Neste início de milênio, abre-se a perspectiva concreta de detectar planetas similares à Terra e, possivelmente, vida em outros planetas." Livro Fascínio do Universo.

O terceiro maior planeta do sistema solar é um lugar especial. Oferece, há centenas de milhões de anos, as condições necessárias para a manutenção da vida. Aqui existe água líquida em abundância e uma atmosfera estável e rica em oxigênio, entre tantos outros fatores favoráveis ao desenvolvimento dos seres vivos, o que permitiu a evolução de incontáveis espécies, entre elas, a humana.

             Galáxia de Andrômeda,  é a galáxia espiral mais próxima da Via Láctea e fica a uma distância aproximada de 2,54 milhões de anos-luz da Terra.

Os “Pilares da criação”, icônicas nuvens gigantes de gás e poeira localizadas na Nebulosa de Águia, a 7 mil anos-luz, vão se evaporar por completo em 3 milhões de anos.

Ana Lua, Ana Bárbara e Lyvia


Nenhum comentário:

Postar um comentário