sexta-feira, 7 de agosto de 2015

ORIGEM DO DIA DOS PAIS


Rafael: O Dia dos Pais, na minha opinião, é uma data muito importante, mas ela é comemorada todos os dias, porque pai é uma vez na vida inteira, mas nessa data ela é comemorada em família e geralmente os pais ganham alguma lembrança de seus filhos e esposa. Mas, com certeza, o melhor presente está na realização do sucesso dos seus filhos, em todos os sentidos!

Matheus: Como nosso amigo Rafael disse, pai só se tem uma vez na vida. O Dia dos Pais é uma data muito comemorativa para todos, por isso precisamos dar a devida importância para cada minuto que passarmos com nossos pais, pois o tempo passa bem rápido e quando vemos, já somos avôs! Claro, para mim, vai demorar um pouco! Parabéns a todos os pais!                        


De acordo com as professoras Fernanda Braga Chaveiro de Assis e Leia Almeida da Silva Costa, a data surgiu mesmo para homenagear os pais. Fernanda explica que, em 1909, uma menina americana chamada Sonora Louise Dodd resolveu criar a data em Washington, nos Estados Unidos, para mostrar a seu pai, John Bruce Dodd, que ela tinha orgulho de sua superação. Ele havia perdido a esposa em 1898, que faleceu ao dar à luz o sexto filho. John criou todos sozinho, sendo sempre carinhoso e responsável, o que motivou Sonora.
A menina escolheu o dia do aniversário do pai, 19 de junho, como a data comemorativa. Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia nacionalmente. Mas foi só em 1966 que o então presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil, a data é festejada desde 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering importou a ideia. De acordo com a professora Leia, o primeiro Dia dos Pais brasileiro foi comemorado no dia 14 de agosto, coincidindo com o aniversário de São Joaquim, considerado o patriarca da família. Desde então, oficializou-se homenagear os pais no segundo domingo de agosto.
Em muitos países, o Dia dos Pais ainda é comemorado no terceiro domingo de junho. Mas há, pelo menos, 19 datas para celebrar esse dia ao redor do mundo. 



Quem disse que por de trás daquela barba que nos arranha o rosto não tem um coração moleque querendo brincar?
Quem disse que por detrás daquela voz grossa não tem um menino criativo querendo falar?
Quem foi que falou que aquelas mãos grandes não sabem fazer carinho se o filho chorar?
Quem foi que pensou, que aqueles pés enormes, não deslizam suaves na calada da noite, para o sono do filho velar?
Quem é que achou que no fundo do peito largo e viril não tem um coração de pudim, quando o filho amado, com um sorriso largo se põe a chamar?
Quem foi que determinou que aquele coroa, de cabelos brancos não sabe da vida para querer me ensinar?
Pai, você me escolheu filho, eu te fiz exemplo!
Feliz Dia dos Pais, meu pai.

Um comentário:

  1. Que todo pai seja um exemplo positivo para o filho e que esses bons exemplos sejam levados de geração em geração.
    Eu acho que todo filho deve ser, no futuro, sempre melhor que seu pai, seja na formação acadêmica, vida profissional e familiar.

    ResponderExcluir