segunda-feira, 24 de agosto de 2015

TEMPOS MODERNOS (por André)

O filme "Tempos Modernos" retrata a situação da época da Revolução Industrial, utilizando muitas comparações, como por exemplo a imagem de ovelhas e suínos presos em cercados e depois a imagem de trabalhadores, o que indica que os trabalhadores ficavam presos no trabalho. 

Outra indicação é a de que, como é mostrado logo no início  do filme, um relógio gigante indica que o tempo é importante e por isso os trabalhadores devem cumprir a maior quantidade de tempo trabalhando, para gerar mais lucros para a indústria. 

O filme indica também o método fordista de produção, que é a produção em larga escala, em que os trabalhadores ficam enfileirados fazendo o processo de montagem, o que leva a outro ponto retratado no filme que  é a divisão do saber produtivo, em que os operários realizam apenas uma função repetitiva, assim como Charles Chaplin, que apertava repetidamente parafusos e de tanto realizar essa tarefa, queria realizá-la  em qualquer coisa que parecia um parafuso. 

Além desses fatos, podemos perceber também a quantidade de conflitos entre patrões e empregados, que acabavam com vários presos, por manifestações em busca de salários melhores e melhores condições de trabalho. 

Também é representado claramente os contrastes sociais, em que há maior concentração de riquezas em uma parte da sociedade e na dos trabalhadores pobreza miséria e condições precárias de trabalho e moradia. 

Trabalhadores que perderam os empregos tiveram de optar pelo crime.  

Outra coisa mostrada no filme são os automóveis, grande revolução tecnológica da época, um dos primeiros veículos  em que foi usada a combustão interna e responsável pela exploração do petróleo.

Por: André Fozati Cassiano

Um comentário: