segunda-feira, 24 de agosto de 2015

TEMPOS MODERNOS (por Julianne)

O filme se passa na época da Segunda Parte Revolução Industrial e conta com várias mudanças no cotidiano das pessoas. Começando pelo Fordismo, que baniu o trabalho artesanal da vida na indústria. 

O Fordismo consiste na linha de montagem, ou seja, na divisão do saber produtivo, cada empregado da fábrica realizava sua função sem saber ao certo o que estava produzindo.  Naquela época, tempo era importante, pois tempo era dinheiro, e isso fica bem representado com a invenção da máquina que alimentava a o empregado enquanto ele trabalhava, para não haver intervalos e assim aumentar o produção.
 Outra coisa que o personagem principal teve que se acostumar é com o surgimento da luz elétrica. E o surgimento dos automóveis geraram um caos na vida da população dificultando o cotidiano e aumentando a poluição do ar, como se os gases que eram emitidos das indústrias não fossem o bastante.

 Nessa época, também, era muito comum o desemprego, que gerava a miséria, também comum e junto com ela o desemprego trazia a falta de moradia e a fome, pois os trabalhadores desempregados não tinham dinheiro para comprar uma boa casa e alimento, surgindo assim a grande precariedade. Também era possível ver o enorme contraste social somente observando o modo de andar, de se vestir, a moradia, o viver em geral.
O salário não era o suficiente para o tanto de trabalho que os empregados executavam, gerando assim constantes greves e o grande conflito entre empregados e patrões.

Feito por Julianne Borges.

Um comentário: