segunda-feira, 24 de agosto de 2015

TEMPOS MODERNOS (por Isabela)

    Depois de ver o filme tempos modernos pude perceber que ele quis mostrar a segunda parte da Revolução Industrial, esse fato é mostrado quando vimos os carros, mesmo que raros, na rua e a luz que mostra que a eletricidade também já estava presente.
    O personagem principal do filme (Charles Chaplin) no começo trabalha em uma industria, só que não sabe exatamente o que produz, pois faz uma ação única assim como o resto dos trabalhadores e no fim um produto final é construído, o seu trabalho na montagem de produtos é parecido com o Fordismo.
Na primeira cena, podemos ver um grande relógio que mostra que mesmo lá o tempo já era importante, tendo assim que aproveitar cada minuto de trabalho, esse fato é visto também quando Chaplin vai descansar no banheiro e seu chefe o manda voltar ao trabalho.
    A alta taxa de desemprego e muitas reivindicações levavam a muitos conflitos entre patrões e operários que geravam greves, causando casos de polícia, com tudo isso, a miséria naquela época era grande e evidente, o desemprego era tanto que os trabalhadores estavam desesperados por uma vaga qualquer.
    A falta de moradia era aparente no momento em que Chaplin procurava um casa, mas não a achava, tendo assim que morar numa casa "caindo aos pedaços" e muito longe da cidade, as condições eram extremamente precárias, assim Chaplin em uma das cenas queria e fazia de tudo para ser preso, pois na prisão ele teria o básico garantido, como comida e teto.O contraste social era evidente, poucos tinham muito e muitos tinham tão pouco.



  Espero que tenham gostado, até a próxima postagem!

Isabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário