domingo, 23 de agosto de 2015

TEMPOS MODERNOS (por Fernando)


 No filme Tempos Modernos, com o ator principal Charles Chaplin, relata a época da 2° Revolução Industrial. Nele mostram várias mudanças que começaram a acontecer nas famílias dos trabalhadores, como eles trabalhavam, a dificuldade de viver.
   Para começar, uma das mudanças mais importantes foi a energia elétrica, que substituía o carvão no funcionamento das máquinas, e também para acender as luzes (substituindo o lampião por exemplo).
   Também naquela época, tinha começado a utilização de automóveis, como vemos em parte do filme, quando a polícia chega para prender Charles Chaplin, esta linha de montagem se assemelha a do Fordismo.
   O saber produtivo era dividido, então um só apertava os parafusos, o outro batia o martelo para fixar a barra de ferro etc. O dono da fábrica fazia isso para aumentar a produção e também porque se um trabalhador soubesse todas as etapas de montagem da fábrica, o trabalhador poderia no futuro concorrer com o dono e fazer uma indústria para ele, e isso não seria bom para o dono da empresa.
   Na fábrica, eles tinham um dilema que é claro, mesmo eles não dizendo a palavra propriamente dita, o dilema era "tempo é dinheiro". Tem uma parte no filme em que ele descansa no banheiro e o chefe fala através de uma tela dentro do banheiro que era para ele voltar ao trabalho. Alguns inventores tentaram criar uma máquina que dava comida para o trabalhador enquanto ele trabalhava, reduzindo estrondosamente o tempo de almoço, mas não deu muito certo.
   No filme, mostra muitas greves, elas eram provocadas pelos empregados para aumentar salários, e mais tempo para descansar, mas em todas essas greves a polícia entrava no meio e na maior parte das vezes Charles Chaplin não se dava muito bem.
   Também é mostrado a dificuldade pra sobreviver, a precariedade e miséria que a maioria da população vivia. Tudo por causa de desemprego e salários baixos.
   Uma coisa que me interessou foi que quando Chaplin foi preso; ele fazia de tudo para continuar preso, pois lá na cadeia ele tinha comida, onde morar etc; coisa que ele não teria, se ele saísse da prisão.


Feito por: Fernando Garcia Lino
Espero que tenham gostado, 
E até a próxima postagem

3 comentários:

  1. Esse filme sempre será atual. Muito bom seu comentário Fernando.

    ResponderExcluir
  2. Muito pertinente suas observações, Fernando. o Filme realmente é muito bom e retrata muitas situações atuais, embora tenha sido produzido há várias décadas

    ResponderExcluir