quarta-feira, 26 de agosto de 2015

TEMPOS MODERNOS (por Luis Eduardo)

Tempos Modernos

Na aula de Geografia, nós assistimos ao filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, o professor Lyra nos propôs fazer  uma postagem sobre o que achamos do filme.
Eu gostei muito, nunca tinha assistido e pude ver algumas coisas que o professor nos ensinou nas aulas de Geografia. 
Eu pensei muito sobre a situação do trabalhador e fiquei pensando como foi difícil para os trabalhadores daquela época que estavam acostumados a fazer um trabalho artístico, artesanal e depois terem que fazer um trabalho industrial. A máquina substituindo o homem. Os operários tendo que se esforçar ao máximo para produzir como uma máquina, aumentando o lucro do patrão.
O filme se passa na segunda fase da revolução industrial. Carlitos é o operário de uma grande indústria, ele faz sempre a mesma coisa, apertar parafusos. Não só ele, mas todos os operários são explorados dentro da fábrica, trabalhando horas e horas e muito rápido para fazer o produto em menos tempo possível! 
Tempo era algo importante,trabalhando em uma linha de montagem com o trabalho dividido (modelo chamado de Fordismo).
Vi, no filme, muitas coisas que aprendemos em Geografia na apostila 1 (desenhando o mundo) como miséria, desemprego, violência, greve, luta por melhores salários e condições de trabalho, fome.
Eu penso que colocando o trabalhador para fazer uma só tarefa, várias vezes, faz ele se sentir um robô, infeliz, não deve dar vontade de fazer o trabalho desse jeito. Carlitos teve até um colapso nervoso. Eu não gostaria de trabalhar dessa forma. Quero trabalhar em algo que posso pensar. Um trabalho que tenha valor.
Mesmo quando Carlitos encontra alguém que ele ama o trabalho ainda é importante, pois ele precisa sobreviver, manter uma família. Essa parte do filme é triste! No final, os dois personagens vão de mãos dadas, um dando ajuda pro outro, ele não está mais sozinho, mas o caminho não é fácil. O tempo é moderno, cheio de tecnologia, mas é um tempo difícil para muitas pessoas.


Por:  LUIS EDUARDO NALIATI

Um comentário:

  1. Pois é Luís Eduardo, o filme realmente tem tudo a ver com o que abordamos em nossas aulas. Sua análise está correta...

    ResponderExcluir