segunda-feira, 24 de agosto de 2015

TEMPOS MODERNOS (por Renan)

O filme estrelado por Chaplin nos traz um contexto antigo, mas ao mesmo tempo atual, podemos perceber isso nas primeiras cenas do filme que mostram um relógio, primeiramente, e logo depois observam-se humanos sendo comparados a animais irracionais, são essas as formas utilizadas pelos cinegrafistas para dizer a principal mensagem que o filme tenta passar, tanto antigamente como hoje em dia, tempo é dinheiro.

O filme começa com imagens de Chaplin como trabalhador de uma indústria, que mostra como o trabalho dos operários era único e repetitivo.

Podemos perceber que o filme se passa na segunda etapa da revolução industrial pela presença de energia elétrica e automóveis, também é destacada a grande diferença social entre os muitos pobres e os muitos ricos. 
Chaplin, na história, arruma diversos empregos, porém, logo é demitido ou precisa abandonar os serviços por culpa de greves ou coisas do tipo, o que mostra uma elevada taxa de desemprego. 
O protagonista é preso algumas vezes, mas ele decide que prefere ficar na prisão, porque lá ele possui garantia de comida e uma cama para passar a noite aconchegante, prova de como era difícil sobreviver nessas épocas, infelizmente, para o personagem as autoridades não permitem que ele permaneça na prisão.

Para finalizar, um pouco depois do meio do filme, Chaplin vive um romance, ele se apaixona por uma mulher que tentava de tudo para sobreviver em meio a crise, como foi mostrado antes (perto do começo do filme). Agora que o protagonista tinha uma paixão já não havia motivos para querer ir preso, o filme mostra ai a tentativa de realizar o sonho de poder viver bem em sua própria casa.
E assim o filme se encerra passando sua ultima ideia, mesmo com tantos problemas a esperança sempre será a última a morrer. 


Um comentário: